Buscar
  • CIOP

Psico-oncologia

Por Marla Rejane Pereira de Jesus – Psicóloga clínica

O que é?

A Psico-Oncologia é uma especialidade da Psicologia e uma sub especialidade da Oncologia. É a área que procura auxiliar no tratamento psicológico do paciente com câncer.


Qual o foco dessa especialidade?

Compreender as dimensões psicológicas presentes no diagnóstico oncológico, como o impacto do câncer no funcionamento emocional do paciente, de sua família e dos profissionais de saúde envolvidos em seu tratamento.


Quando o psico-oncologista é requisitado?

A chegada da Psico-Oncologia no hospital é recente. Mas já existem situações em Hospitais onde o psicólogo é requisitado logo no início do tratamento oncológico. Esse tipo de acompanhamento é importante em todos os tipos de câncer, mas, principalmente, nos casos mais avançados.


Quem precisa desse tipo de profissional?

Em maior ou menor número, o paciente apresentará algum desconforto decorrente da doença. Independentemente de ter apoio familiar, de amigos, associações ou até crenças religiosas fortes, o psicólogo é o profissional capacitado para lidar com as emoções do paciente. Esse tipo de tratamento facilita em um melhor enfrentamento da doença, permitindo uma melhor convivência com ela, melhorando o estado psicológico e levando assim a um melhor estado geral do organismo.


Tipos de abordagem

Independente da abordagem terapêutica, seja ela psicanálise, gestáltica, cognitiva comportamental, dentre outras, o psicólogo é um profissional capacitado para lidar com esse tipo de doença e auxiliar no tratamento e no processo de cura do paciente de câncer.



18 visualizações0 comentário