Buscar
  • CIOP

Oncologista do CIOP realiza palestra em evento sobre Imunoterapia

No dia 20 de outubro, o Oncologista, Tobias Botrel, realizou uma palestra sobre as desigualdades, desafios e decisões do acesso público e privado no Brasil. O debate fez parte do evento “Imunoterapia e biológicos”, realizado pela Evidências – Kanter Health junto a Bristol-Myers Squibb (BMS), na cidade de Campinas, São Paulo.

O encontrou reuniu gerentes de acesso e de operadoras de saúde à fim de debater a evolução da oncologia em relação às outras áreas da medicina. Um exemplo disso é o surgimento da imunoterapia, sendo considerada em 2016, pela Sociedade Americana de Oncologia Clínica (ASCO), como o avanço mais promissor contra o câncer. O tratamento – que pode ser realizado sozinho ou acompanhado de outras terapias, como a quimioterapia – tem o objetivo de melhorar o sistema imunológico, utilizando anticorpos produzidos pelo paciente ou em laboratório no combate ou na diminuição das células cancerígenas.

O evento também destacou os biológicos, medicamentos produzidos por meio de técnicas de biologia molecular para o tratamento de doenças crônicas a partir de uma proteína ou de um ácido nucléico de um ser vivo. Eles são considerados drogas eficazes, porém de alto custo e de uso prolongado. Isso faz com que sua indicação deva ser criteriosa, analisando-se atentamente a prescrição adequada desses medicamentos.

Além do Dr. Tobias, a diretora de Medical Intelligence da Evidências, Bruna Pegoretti, a médica, Amanda Silva e Patricia Faustino, diretora médica de imunologia e virologia da BMS foram convidados para palestrar sobre questões como: desafios financeiros, biomarcadores e seus testes, medicamentos biológicos para artrite e todo o processo do pacientes durante o tratamento.

Ao final, todos os palestrantes se reuniram em uma mesa redonda e por meio de perguntas dos participantes, puderam discutir suas perspectivas sobre as tendências em oncologia.

3 visualizações0 comentário