Buscar
  • CIOP

Entenda mais sobre as causas do câncer

O câncer não tem uma causa só. Há causas internas e externas que podem interagir dando início ao câncer. A maioria dos casos da doença está associada à causa externas, ou seja, presentes no meio ambiente através de mudanças provocadas pelo homem, hábitos e estilos de vida. Os fatores de risco ambientais de câncer são denominados cancerígenos ou carcinógenos. Esses fatores alteram a estrutura genética (DNA) das células.


As causas internas estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas e também ao fator genético.

Alguns fatores genéticos tornam determinas pessoas mais suscetíveis à ação dos agentes cancerígenos ambientais e isso explica porque algumas pessoas desenvolvem câncer e outras não, mesmo que expostas a um mesmo fator de risco.


Os idosos podem se tornar mais vulneráveis tanto pelas mudanças naturais da célula quanto à exposição por mais tempo a diferentes fatores cancerígenos ao longo da vida. Isso explica a maior decorrência nessa faixa etária.


Para prevenir é importante manter um estilo de vida e hábitos alimentares saudáveis além de manter os exames de rotina sempre em dia!

3 visualizações0 comentário