Buscar
  • CIOP

Dr. Tobias Engel participa do Fórum Oncoguia em Belo Horizonte

No dia 13 de Junho, aconteceu em Belo Horizonte o primeiro Fórum Sudeste de Políticas de Saúde em Oncologia, realizado pelo Instituto Oncoguia. O evento contou com a participação de 12 palestrantes e mais de 100 pessoas, que discutiram sobre os principais problemas enfrentados por pacientes com câncer que dependem do SUS e da saúde suplementar.


Dr. Tobias Engel participou das discussões sobre os desafios e prioridades do acesso ao tratamento do câncer no SUS. Apresentou em sua palestra, dados do TCU que ressaltam o quanto a dificuldade de acesso ao diagnóstico prejudica a população. Em 2016, 46% dos brasileiros diagnosticados com câncer estavam nos estágios 3 e 4 da doença. Mais uma vez a dificuldade apresentada pelo gestor esbarra na destinação de verbas para a realização dos serviços necessários. Segundo ele, houve sim um aumento de investimentos no SUS, porém também houve um aumento de pacientes dependentes do sistema único. Para ele, é preciso melhorar o gerenciamento, mas antes é preciso investir na oncologia do SUS. Além disso, ele destacou como prioridades a educação da população com a prestação de informação de qualidade, a promoção e prevenção de saúde, maior agilidade no diagnóstico, coleta de dados do mundo real, mudanças nos modelos de remuneração, investimento em estudos clínicos, e criação de protocolos e diretrizes para oncologia.


Durante o evento, foram discutidos outros assuntos como; desafios relacionados ao diagnóstico e começo do tratamento do câncer no SUS; desafios e prioridades do acesso ao tratamento do câncer no SUS; desafios na garantia dos direitos dos pacientes com câncer. Ao final, todos os palestrantes se reuniram em uma mesa redonda, com a colaboração e participação do diretor jurídico do Oncoguia, Tiago Matos, da advogada da equipe de advocacy do Oncoguia Cássia Montouto, e da advogada e voluntária do Oncoguia, Maria Paula Bandeira, para discutir a judicialização dos tratamentos e medicamentos e questões relevantes sobre os principais direitos dos pacientes com câncer.


3 visualizações0 comentário