Buscar
  • CIOP

Dieta cetogênica: auxilia ou não no combate ao câncer?

No último Congresso Europeu de Nutrição, pesquisadores alemães apresentaram uma revisão sistemática de 500 estudos clínicos sobre dieta cetogênica isocalórica e câncer. Ficou comprovado que, em nenhum deles, houve diminuição da progressão tumoral, muito menos melhora na qualidade de vida dos pacientes submetidos a esse tipo de restrição alimentar.

Este tema também foi discutido no Fórum de Nutrição e Oncologia realizado na I Semana Brasileira da Oncologia no Rio de Janeiro, em outubro deste ano. A Dra. Georgia Silveira de Oliveira, nutricionista, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) e coordenadora do Fórum, afirmou que em torno de 30% a 40% dos pacientes oncológicos desejam realizar a dieta cetogênica acreditando que ela vá curar o câncer.

O oncologista do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa também se mostra preocupado quanto à adesão dos pacientes a essa dieta. “além de nenhum impacto na sobrevida, a deficiência nutricional muitas vezes leva à perda de massa muscular em um curto período de tempo, o que compromete o tratamento da doença” afirma o especialista.

Sobre a dieta cetogênica

Segundo a Sociedade Brasileira de Nutrição Oncológica, a dieta cetogênica é uma dieta terapêutica cuja composição é rica em lipídeos, moderada em proteínas e pobre em carboidratos. Há uma substituição dos carboidratos por lipídeos, que provém uma fonte energética alternativa para o cérebro, as cetonas e, diminui-se levemente a quantidade de proteínas. A dieta cetogênica foi documentada pela primeira vez em 1911. O interesse pelo seu uso ganhou força em 1990, quando houve resultados positivos no manejo de pacientes com um tipo de epilepsia intratável até então. Em 2005 e 2008, foram publicados os primeiros ensaios controlados e aleatorizados no campo da epilepsia e começaram a serem explorados os mecanismos, a eficácia, a segurança e as ações terapêuticas da dieta cetogênica para outras doenças, como o câncer.

4 visualizações0 comentário