Buscar
  • CIOP

Dia mundial do câncer reforça a importância do debate sobre a doença

Nesta segunda, 4 de fevereiro, é celebrado o Dia Mundial do Câncer. Criada em 2005 pela União Internacional de Controle do Câncer, a data visa reforçar a importância sobre o debate para que a informação ajude com diagnóstico precoce e desmistificação sobre a doença.

“Manter as pessoas informadas é fundamental para o entendimento de tudo o que envolve o câncer. Por isso essas datas específicas, com campanhas envolvendo a população, são tão importantes” afirma Tobias Engel, oncologista do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa (CIOP), de Poços de Caldas.


Diagnóstico precoce e sobrevivência ao câncer

Esse ano, parte da campanha referente ao Dia Mundial do Câncer do Instituto Nacional de Câncer José de Alencar (INCA) será voltado para a apresentação do estudo “Sobrevivência ao Câncer”, realizado pelo INCA e com a parceria da Universidade de Miami, do Instituto de Saúde Pública do México da Universidade Federal do Ceará. O estudo mostra o aumento da sobrevivência em diferentes tipos da doença nas últimas três décadas. Parte desse resultado se deve ao diagnóstico precoce. O diagnóstico precoce auxilia no início do tratamento em curto prazo, fazendo com que a doença seja combatida logo no começo. “Quando se trata de câncer, prevenção aliada ao diagnóstico precoce é essencial”, afirma Dr. Tobias.


Hábitos de uma vida saudável

Além do diagnóstico precoce, a data trabalha a prevenção à doença e hábitos de vida saudáveis que envolvam uma alimentação balanceada, exercícios físicos de rotina, não fumar, beber moderadamente e manter o sono equilibrado ajudam no fortalecimento do corpo e sistema imunológico. “É preciso que a população saiba a importância de adotar hábitos saudáveis desde cedo. Criar uma rotina que contribua para a manutenção da qualidade de vida é fundamental no combate do câncer”, destaca o oncologista do CIOP, Tobias Engel.



6 visualizações0 comentário