Buscar
  • CIOP

A importância do apoio de amigos e familiares.

Lidar com o câncer nunca é fácil, mas ter o apoio dos amigos e familiares durante todo o processo de descoberta e tratamento, é fundamental, e faz toda a diferença na saúde do paciente. ❤️


Por isso, hoje separamos algumas dicas e recomendações de como agir, caso alguém que você conheça, tenha que enfrentar essa doença.


- Entenda a doença: Conhecer o câncer nunca é demais, busque, pesquisa e entenda todos os processos junto ao paciente, assim, você passa mais segurança, e ambos podem enfrentar a doença juntos,

- Participe das mudanças: Muitos hábitos são transformados na rotina de uma pessoa com câncer, mas é fundamental, que todos à sua volta façam parte dessas mudanças com ela. Seja na alimentação, nas atividades, consultas ou exames, o importante é que o paciente se sinta amparado, que ele tenha nos familiares e amigos, um suporte para todas as ocasiões.

- Cuide da sua saúde: Para ajudar, é preciso estar saudável, tanto física, quanto mentalmente. Portanto, é indispensável que você esteja preparado para encarar situações difíceis, e se manter ao lado da pessoa que está lutando contra o câncer.

- Atente-se à saúde do paciente: Nem sempre os principais problemas enfrentados por um paciente oncológico são relacionados ao câncer, isso porque é muito comum que elas desenvolvam outras doenças, principalmente as de ordem psicológica, como a depressão e a ansiedade. Ao mesmo tempo em que devemos dar espaço e tempo para que cada pessoa encare a situação da sua maneira, não podemos deixar de nos atentar aos sinais de possíveis distúrbios emocionais, que podem até comprometer o tratamento.


Estas foram algumas dicas que podem ajudar e muito no enfrentamento do câncer, mas é importante salientar que todo esse processo deve ser acompanhado de perto pelos profissionais mais capacitados, que darão todo o suporte necessário ao paciente e às pessoas próximas.


#ciop#saude#qualidadedevida#medicina#oms#apoieessacausa#oncologista#medicooncologista#oncologia#cancer


1 visualização0 comentário