Dr. Tobias Engel participa de Fórum em Madri

 

Dr. Tobias Engel, oncologista clínico do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) esteve em Madri, na Espanha, entre os dias 17 e 19 de junho, participando do “Foro Iberoamericano de Experts em Tumores Neuroendócrinos”.

 

O evento reuniu especialistas da América, Espanha e Portugal e discutiu sobre diagnóstico, tratamento e as realidades de cada país. Os workshops trataram de diversos temas dentro do contexto de tratamento e diagnóstico de tumores neuroendócrinos.

 

Tumores neuroendócrinos derivam de células de origem embriológica única, e podem ocorrer em qualquer parte do corpo. As regiões mais comuns são o pulmão, estômago, intestino e pâncreas.  Muitas vezes esses tumores podem ser diagnosticados sem que haja sintoma, o que pode levantar suspeita é a elevação na produção de hormônios. Eventualmente os sintomas podem estar relacionados com o tamanho do tumor e a possível compressão de órgãos, o que ocorre geralmente com tumores avançados.

 

 “O Fórum foi muito bom para trocarmos experiências, estudarmos o tema e discutir os tratamentos e as realidades médicas de cada país. Ele reúne vários especialistas e isso sem dúvida acrescenta muito conhecimento a todos os participantes”, destacou Dr. Tobias Engel.