Notícias

49729281_1026668487535038_42794150390325

Janeiro Verde 

Janeiro é o mês de combate ao câncer de colo de útero. 

 

medulaossea2.png

Doação de Medula Óssea

 

O cadastro para doação de medula óssea é simples e rápido. 

Novembro Azul: Hora de falar sobre a saúde dos homens
Novembro chegando e a cor muda de rosa para azul, porém, o objetivo continua sendo o mesmo: a prevenção contra o câncer. Agora o destaque é a saúde dos homens e a meta é conscientizar a todos sobre a importância de se cuidar, prevenir e combater o câncer de próstata.

 

Pertuzumabe vai fazer parte do tratamento contra o Câncer de Mama Metastático

Na última segunda-feira (04), o Secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde tornou pública a decisão de incorporar o pertuzumabe no tratamento do câncer de mama HER2-positivo metastático em primeira linha de tratamento. A decisão já foi estabelecida nas Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Ministério da Saúde, no âmbito do Sistema Único de Saúde – SUS.

 

Farmacêutica do CIOP participa do Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

 

A farmacêutica do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa, Priscila Mariana dos Reis Pizzo, participou do Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), realizado em São Paulo, com o objetivo de promover uma troca de experiência profissional de diversos aspectos do tratamento do câncer e também sobre pacientes oncológicos.

 

Dezembro Laranja: Hora de se prevenir contra o câncer de pele

 

Ao longo do ano o Brasil já se vestiu de várias cores, mas após o rosa e o azul, chegou a hora de vestir a camisa do Dezembro Laranja. Cor escolhida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia para representar a campanha contra o câncer de pele, que tem como objetivo mostrar às pessoas o quão comum é a doença e o como é fácil preveni-la e trata-la.

 

Tobias Engel realiza palestra sobre câncer de mama na Semana Interna de Prevenção de Acidentes no Trabalho na Mineração

 

Durante o mês de outubro, o Dr. Tobias Engel realizou uma palestra para os funcionários da empresa C. Fernando R. da Paz & Cia. Ltda. Ele aproveitou para falar sobre a importância do rastreamento do câncer de mama, diagnóstico precoce e também informar as novidades no tratamento.

 

Dr. Tobias Engel realiza palestra sobre prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes

Para encerrar as ações do Outubro Rosa, a Câmara de Poços de Caldas convidou o oncologista do CIOP, Dr. Tobias Engel Ayer Botrel para ministrar uma palestra sobre “Prevenção, Rastreamento e Avanços no Tratamento dos Tumores mais Prevalentes”. O encontro foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 30 de outubro, no plenário do legislativo.

 

 

Oncologista do CIOP realiza palestra em evento sobre Imunoterapia

 

No dia 20 de outubro, o Oncologista, Tobias Botrel, realizou uma palestra sobre as desigualdades, desafios e decisões do acesso público e privado no Brasil. O debate fez parte do evento “Imunoterapia e biológicos”, realizado pela Evidências – Kanter Health junto a Bristol-Myers Squibb (BMS), na cidade de Campinas, São Paulo.

Anvisa libera primeiro imunoterápico para câncer de pulmão

 

 

No último dia 04, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa – aprovou o primeiro medicamente imunoterápico indicado para o tratamento do câncer de pulmão.O Opdivo (nivolumabe) é recomendado para tratamento do câncer de pulmão metastático ou localmente avançado e também para o melanoma, que é um tipo de câncer de pele agressivo.

 

Oncologista do CIOP participa do 1º Simpósio de Cirurgia Oncológica do
Sudoeste de Minas

 

 

O cirurgião oncológico do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa), dr. Fernando Rodrigues Theodoro, participou do 1º Simpósio de Cirurgia Oncológica do Sudoeste de Minas Gerais, realizado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica – Regional Minas Gerais e pelo Hospital Regional do Câncer. O evento aconteceu nos dias 18 e 19 de março, na cidade de Passos.

 

INCA estima quase 600 mil novos casos de câncer em 2016

 

 

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) estima que 596.070 novos casos de câncer afetarão os brasileiros em 2016. Maior expectativa de vida, urbanização e globalização são alguns dos fatores que influenciam esse número.

 

 

CIOP faz palestra sobre câncer de próstata na DME Distribuição

 

 

O Novembro Azul do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa (CIOP) encerrou suas atividades em um bate-papo com os funcionários da DME Distribuição.

 

 

CIOP participa do HEMO 2015, em São Paulo

 

 

Entre os dias 19 e 22 de novembro, médicos do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa de Poços de Caldas (CIOP) e da UNIFENAS participaram do HEMO 2015, Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular em São Paulo, SP.Trabalho de médica do instituto é considerado destaque em congresso. 

 

 

Médicos se reúnem em Poços para discutir avanços no tratamento do câncer de próstata

 

 

Evento foi organizado pelo CIOP e faz parte das ações programadas para o  Novembro Azul

 

 

 

Pacientes do CIOP têm tarde de beleza e confraternização

 

 

A tarde da última sexta-feira, 23, foi de muita beleza e animação para cerca de 40 pacientes do CIOP – Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa. Com oficina de lenços, aula de maquiagem e delicioso café, mulheres guerreiras mostraram que é possível enfrentar o câncer com muita disposição e qualidade de vida.O evento foi realizado em comemoração ao Outubro Rosa, movimento dedicado à prevenção e conscientização sobre o câncer de mama.

 

 

 

Hematologista do CIOP participa de simpósio sobre trombose e anticoagulação

 

 

O médico hematologista do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa), Dr. Carlos Eduardo Engel Velano esteve presente no VIII Simpósio Internacional de Trombose e Anticoagulação (ISTA 2015).  O evento aconteceu nos dias 23 e 24 de outubro, em São Paulo e reuniu diversos especialistas nacionais e internacionais.

 

 

 

Oncologista do CIOP participa de Simpósio Internacional

 

 

Nos dias 21 e 22 de agosto, dr. Tobias Engel, médico oncologista do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) de Poços de Caldas, MG, esteve em São Paulo para participar do INTERSECTIONS II - Internacional Cooperative Cancer Symposium. O evento aconteceu no Fecomércio e reuniu renomados especialistas nacionais e internacionais, com o objetivo de discutir as novidades e as perspectivas futuras do tratamento do câncer no Brasil e no mundo.

 

 

 

Dr. Tobias Engel participa de Congresso na Áustria

 

 

Entre os dias 25 e 29 de setembro, Dr Tobias Engel, oncologista do CIOP(Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) esteve em Viena, na Áustria, para participar do Congresso Europeu de Câncer (ECC2015). O evento foi organizado pela Sociedade Europeia de Oncologia Médica (ESMO) e contou com a participação de milhares de profissionais do mundo todo envolvidos no tratamento do câncer.

 

 

 

Oncologista participa de curso focado em cirurgia de cabeça e pescoço

 

Dr. Fernando Rodrigues Theodoro, cirurgião oncológico do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) de Poços de Caldas ( MG) participou do ‘START – Estado da Arte em Cirurgia de Cabeça e Pescoço’. O evento aconteceu nos dias 31 de julho e 1º de agosto no Instituto e Inovações Médicas da Johnson & Johnson, em São Paulo, voltado a especialistas da área de cirurgia de cabeça e pescoço.

Dr. Tobias Engel participa de Fórum em Madri
 

 

 

Dr. Tobias Engel, oncologista clínico do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) esteve em Madri, na Espanha, entre os dias 17 e 19 de junho, participando do “Foro Iberoamericano de Experts em Tumores Neuroendócrinos”.O evento reuniu especialistas da América, Espanha e Portugal e discutiu sobre diagnóstico, tratamento e as realidades de cada país.

Cirurgião oncológico do CIOP participa de Congresso Internacional

 

O cirurgião oncológico do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa), Dr. Fernando Rodrigues Theodoro, participou do 11º Congresso Internacional de Câncer Gástrico (IGCC), que aconteceu entre os dias 04 e 06 de junho, em São Paulo. O evento é considerado um dos mais importantes do mundo na área do câncer do aparelho digestivo e reúne oncologistas, radiologistas, patologistas, endoscopistas e cirurgiões de mais de 37 países.

Dr. Tobias Engel do CIOP participa de Congresso Internacional de Oncologia

 

Dr. Tobias Engel esteve no IV Congresso Internacional de Oncologia D’Or, que aconteceu no final do mês de outubro, em São Conrado, Rio de Janeiro. O Congresso contou 11 conferencistas internacionais e dezenas de especialistas brasileiros que traçaram um panorama sobre o atual momento da doença no Brasil e no mundo. Além disso, assuntos como os vários tipos de câncer, os benefícios da tecnologia nos tratamentos e os avanços da imunoterapia, também foram debatidos durante o encontro.

Equipe de hematologistas do CIOP participa do HEMO 2016

A equipe de hematologistas do CIOP, Dra. Melina Salvi Dias Athayde, Dr. Carlos Eduardo Engel Velano e Dra. Iara Baldim Rabelo esteve presente no HEMO 2016 – Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular.

Dr. Tobias Engel participa de Board sobre câncer

Dr. Tobias Engel, oncologista do CIOP e consultor da Evidências Kantar Health (empresa global de consultoria e pesquisa em saúde), participou no último dia 16, em São Paulo, do “Board” sobre câncer, que reuniu oncologistas, auditores e gestores de saúde de diversas regiões do Brasil.

Vacina contra HPV pode ajudar a diminuir incidência de vários tipos de câncer

A vacinação contra o HPV (papilomavírus humano) foi ampliada pelo Ministério da Saúde e agora meninos de 12 e 13 anos também serão imunizados. A iniciativa é mais uma forma de diminuir a incidência de doenças causadas pelo vírus, entre elas, vários tipos de cânceres como de pênis, garganta e ânus.

Oncologista do CIOP tem artigo citado em diretriz europeia

O oncologista do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) de Poços de Caldas, Tobias Engel Ayer Botrel, teve um artigo científico citado em uma diretriz europeia, o European Urology, jornal oficial da Associação Europeia de Urologia.

Estudo revela queda em índices de morte em alguns tipos de câncer

Um estudo feito por pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer, dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, do Instituto Nacional do Câncer e da Associação de Registros de Câncer (NAACCR, em inglês) apontou que entre 2010 e 2014 o índice de mortes diminuiu em 13 dos 18 tipos mais comuns de câncer entre as mulheres e 11 dos 16 tipos mais comuns de câncer entre os homens.

Dr.Tobias Engel Ayer Botrel participa do Asco Annual Meeting 2017

Dr.Tobias Engel Ayer Botrel, oncologista do CIOP, esteve em Chicago entre os dias 02 e 06 de junho, onde participou do Asco Annual Meeting 2017 ( Encontro Anual da Sociedade Americana de Oncologia Clínica), maior congresso de oncologia do mundo.

Anvisa aprova novo medicamento para câncer de pulmão

Boa Notícia! Foi aprovado pela Anvisa o uso do medicamento anti PD-1 pembrolizumabe no tratamento de segunda linha do câncer de pulmão não pequenas células  (CPNPQ) avançado. Publicada no Diário Oficial da União no dia 05 de junho, a aprovação se baseia nos resultados de estudo que demonstrou a eficácia do medicamento em pacientes que progrediram à quimioterapia chegando a uma melhoria de 29% na sobrevida global.

Dia  Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço alerta para a prevenção e diagnóstico precoce

27 de julho é celebrado como o Dia Mundial de Conscientização e Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço. A data foi instituída com o objetivo de levar informação à população sobre os tumores que acometem a cavidade oral (língua, gengiva, bochechas, assoalho da boca), além da faringe, laringe, cavidade nasal, seios paranasais e tireoide.

Dieta cetogênica: auxilia ou não no combate ao câncer?

                 

            No último Congresso Europeu de Nutrição, pesquisadores alemães apresentaram uma revisão sistemática de 500 estudos clínicos sobre dieta cetogênica isocalórica e câncer. Ficou comprovado que, em nenhum deles, houve diminuição da progressão tumoral, muito menos melhora na qualidade de vida dos pacientes submetidos a esse tipo de restrição alimentar.