Dr. Tobias Engel realiza palestra sobre prevenção, rastreamento e avanços no tratamento dos tumores mais prevalentes

Para encerrar as ações do Outubro Rosa, a Câmara de Poços de Caldas convidou o oncologista do CIOP, Dr. Tobias Engel Ayer Botrel para ministrar uma palestra sobre “Prevenção, Rastreamento e Avanços no Tratamento dos Tumores mais Prevalentes”. O encontro foi realizado na noite desta segunda-feira, dia 30 de outubro, no plenário do legislativo.

Dr. Tobias explicou as políticas de rastreamento populacional para o controle dos tumores de mama e colo de útero, fundamentais para a saúde da mulher. “O rastreamento é a ação de examinar mulheres saudáveis, em um grupo etário definido, segundo protocolos internacionais respaldados cientificamente. O foco das ações de rastreamento é obter impacto na queda de mortalidade, mediante a detecção precoce de casos”, informa o oncologista.

No Brasil, a oferta de mamografia tem aumentado linearmente, com um acréscimo de cerca de 200 mil exames todos os anos. Por isso, o médico explica a importância do exame clínico feito por um profissional de saúde, além é claro, do autoexame. “Apesar de não substituir o exame clínico, o autoexame das mamas ajuda no conhecimento do próprio corpo e perceber quando há algo errado”, alerta Dr. Tobias.

A fundadora da ONG União Rosa, Cláudia Regina Gomes Rocha, também aproveitou a oportunidade para ressaltar as atividades que foram realizadas durante todo o mês. Entre elas, palestras que ocorreram em todos os postos da saúde da família.

Também esteve presente a primeira dama da cidade, Gisele Azevedo, acompanhada do prefeito de Poços de Caldas, Sérgio Azevedo, os vereadores e a Coordenadora da Divisão de Atenção Básica à Saúde, Camila Ferreira Barcelar. Durante o evento foi apresentado um balanço sobre as ações realizadas ao longo deste mês nas unidades básicas de saúde, que inclui mais de 900 exames ginecológicos e aproximadamente 400 mamografias.