Estudo revela queda em índices de morte em alguns tipos de câncer

 

Um estudo feito por pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer, dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, do Instituto Nacional do Câncer e da Associação de Registros de Câncer (NAACCR, em inglês) apontou que entre 2010 e 2014 o índice de mortes diminuiu em 13 dos 18 tipos mais comuns de câncer entre as mulheres e 11 dos 16 tipos mais comuns de câncer entre os homens.

A queda no índice de mortalidade foi observada entre os cânceres de mama, pulmão, colorretal, e câncer de próstata. Além disso, houve também aumento na sobrevida em alguns tipos de câncer, como de rim, próstata, leucemia, linfoma não Hodgkin e mieloma múltiplo.

O estudo sugere que detecção precoce e tratamentos mais eficazes são os fatores que mais contribuíram para a queda na mortalidade e maior sobrevida. Ele ressalta ainda que o tabagismo, mesmo em queda nos últimos 50 anos, é ainda o maior responsável pelas mortes por câncer e que a obesidade também é um fator que merece atenção já que tem aumentado nos últimos anos.