Oncologista de Poços tem artigo citado em diretriz europeia

 

O oncologista do CIOP (Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa) de Poços de Caldas, Tobias Engel Ayer Botrel, teve um artigo científico citado em uma diretriz europeia, o European Urology, jornal oficial da Associação Europeia de Urologia.

O trabalho, realizado juntamente com o oncologista Otávio Clark em parceria com o COBEU  (Comitê Brasileiro de Estudos em Uro-Oncologia), foi uma revisão sistemática com meta-análise que incluíram 13 estudos randomizados comparando a terapia contínua  versus a terapia intermitente, com bloqueio hormonal ou hormonioterapia, para pacientes com câncer de próstata  avançado, recorrente, ou  metastático.  O artigo havia sido publicado na revista BMC Urol, que é indexada no Pubmed, um banco de dados onde os artigos publicados em revistas indexadas ficam disponíveis para pesquisa.

A revisão sistemática concluiu que os pacientes submetidos à terapia intermitente tiveram a mesma sobrevida com melhora na qualidade de vida, quando comparados ao tratamento contínuo. A melhora na qualidade de vida deu-se principalmente no que diz respeito à melhora na atividade sexual e ausência de fogachos (calores da andropausa) que são inerentes ao tratamento. 

“Essa diretriz europeia cita ainda dois outros artigos com resultados similares ao artigo que publicamos. Existe uma tendência global em considerar o tratamento intermitente para casos selecionados, já que a sobrevida global foi semelhante à terapia contínua e os pacientes tiveram menos efeitos colaterais. Para nós, como profissionais, é um grande reconhecimento ter um artigo científico citado em uma publicação que serve como objeto de pesquisa para profissionais do mundo todo”, destaca dr. Tobias.