Pesquisa Clínica

O QUE É PESQUISA CLÍNICA?
Em contexto geral, é uma investigação que envolve seres humanos. Conforme a definição do Conselho Nacional de Saúde, as pesquisas envolvendo seres humanos são aquelas que individualmente ou coletivamente, tenham a participação do ser humano, em sua totalidade ou partes dele, e o envolva de forma direta ou indireta, incluindo o manejo de dados, informações ou materiais biológicos, como por exemplo, tecidos humanos, sangue, etc. (Resolução 466 de 2012 Conselho Nacional de Saúde- CNS).
 
Este canal vem esclarecer e tornar segura a decisão quanto a participação em pesquisa clínica, tentando dirimir dúvidas pertinentes, como, por exemplo: "será se sou cobaia ao ingressar num projeto de pesquisa?" A decisão de participar de uma pesquisa clínica pode ser angustiante se estamos desinformados e inseguros, principalmente quando nos deparamos com termos médicos complexos (Sociedade Brasileira de Profissionais em Pesquisa Clínica).
 
QUAIS SÃO OS INTEGRANTES DE UMA PESQUISA CLÍNICA? 
Primeiramente, há o pesquisador que é profissional responsável pela coordenação do projeto em si, como tomada de decisões relevantes, tanto no tange a condução do estudo quanto pela integridade e bem-estar do participante da pesquisa. O segundo integrante desse processo é o participante de pesquisa, que é o indivíduo que espontaneamente e de forma esclarecida ou sob autorização e esclarecimento de seu responsável legal, consente a participação na pesquisa. E não menos importante, há o patrocinador, que pode ser pessoa física ou jurídica, pública ou privada que tem a finalidade de apoio aos centros de pesquisa, mediante suporte financeiro e apoio logístico, infraestrutura e recursos humanos. (Mais informações no site da Sociedade Brasileira de Profissionais de Pesquisa Clínica (SBPPC), clique abaixo e acesse).
NOSSOS SERVIÇOS
No CIOP, o nosso trabalho em Pesquisa Clínica abrange os seguintes procedimentos:
  • Elaboração de projetos de pesquisa clínica;
  • Estabelecimento de procedimentos de pesquisa e andamento de pesquisas:
  • Submissão de projetos ao CEP/CONEP;
  • Coleta e encaminhamento de materiais biológicos a laboratórios para análises;
  • Coleta de informações junto aos pacientes pesquisados assim como preenchimento dos instrumentos de coleta de dados;
  • Recrutamento, seleção e acompanhamento de pacientes para a realização de pesquisas clínicas;
  • Orientação de processos e procedimentos dos estudos institucionais, conduzidos pelo corpo clínico.
 
Portanto, caso você ou alguém que deseje mais informações sobre o processo de pesquisa clínica, entre em contato com os nossos canais, que estaremos à disposição para maiores esclarecimentos.