CIOP participa do HEMO 2015, em São Paulo

 

Trabalho de médica do instituto é considerado destaque em congresso

 

            Entre os dias 19 e 22 de novembro, médicos do Centro Integrado de Oncologia e Pesquisa de Poços de Caldas (CIOP) e da UNIFENAS participaram do HEMO 2015, Congresso Brasileiro de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular em São Paulo, SP. O evento teve como objetivo discutir as atualizações de conceitos e procedimentos das especialidades, além da analisar resultados de pesquisas e estudos científicos que influenciam no tratamento  dos pacientes.

 

            Na ocasião, o trabalho apresentado pela Dra. Iara Baldim Rabelo, médica do CIOP e da UNIFENAS e especialista em Hematologia e Hemoterapia, foi considerado um dos destaques do Congresso. Ela apresentou os resultados do estudo sobre o uso de um medicamento pouco utilizado no Brasil para o tratamento da aplasia de medula,  doença grave que afeta a medula óssea, fazendo com que o indivíduo deixe de produzir sangue. Como resultado, pacientes já voltaram a produzir células sanguíneas.

 

            O CIOP também esteve representado pela Dra. Melina Salvi Dias Athayde ​(CIOP) e pelo Dr. Carlos Eduardo Engel Velano (CIOP e UNIFENAS), ambos especialistas em Hematologia e Hemoterapia.  Dra. Iara Rabelo e Dr. Carlos Eduardo Engel apresentaram, ainda, um pôster em parceria com os alunos da faculdade de medicina da UNIFENAS, a respeito de uma paciente portadora de púrpura trombocitopenica trombótica refratária a plasmaferese terapêutica, doença rara com alta taxa de letalidade, que foi tratada com sucesso através da utilização do anticorpo monoclonal Rituximabe. “Para nós é muito importante renovar nossos conhecimentos e acompanhar as pesquisas de novos tratamentos. A medicina avança muito rápido, o que é atualizado hoje pode ser ultrapassado amanhã”, comenta Dr. Carlos Eduardo.

 

            Ao todo, o evento reuniu cerca de mil trabalhos sobre o assunto em quatro dias, e contou com dois mil participantes. Promovido pela Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), este é considerado o terceiro maior congresso de hematologia do mundo.